Como determinar o teu tipo de pele?

Provavelmente já ouviste falar sobre os tipos de pele antes, mas o que são exatamente? Neste blog, vamos discutir como determinar o teu tipo de pele e quais ingredientes e produtos deves procurar. Vamos começar!



O método do rosto nu

Uma maneira fácil de determinar o teu tipo de pele é observar cuidadosamente a tua pele nua. Começa por lavar o rosto com um limpador. Depois, seca suavemente com uma toalha macia e não aplique nenhum produto de cuidados de pele. Após 30 minutos, observa a tua pele.


O que ela parece? Apresenta brilho nas maçãs do rosto e na zona T? Então, podes ter pele oleosa. Ou, a tua pele sente-se apertada e tem áreas descamativas? É muito provável que a tua pele seja seca. Se notares uma mistura desequilibrada de oleosidade e secura, provavelmente tens pele mista. Se não notares nenhum tipo de oleosidade ou secura em particular, é provável que tenhas pele normal.



O método do papel absorvente

Outra maneira de determinar o teu tipo de pele em casa é pressionar um papel absorvente limpo em várias partes do teu rosto. Depois, segura o papel à luz para ver quanto óleo foi absorvido.


O teu tipo de pele dependerá geralmente de quanta oleosidade é visível, ou seja, quanto mais óleo houver no papel, mais provável é que tenhas pele oleosa. Se houver pouco ou nenhum óleo visível, é mais provável que tenhas pele seca. Se o papel absorvente revelar óleo mínimo na testa e no nariz, a tua pele é provavelmente normal ou mista.

1. Pele Oleosa

Este tipo de pele é complicado porque há uma boa probabilidade de que sintas que tudo o que tentas está a causar borbulhas. A pele oleosa é mais suscetível à acne porque o excesso de sebo produzido pela nossa pele obstrui os poros, levando a mais erupções. Esta produção excessiva até tem um nome científico na dermatologia: “seborréia”. Chique, não é?

 

O que procurar: Existem muitos produtos que podes usar para tratar a acne e/ou a produção excessiva de sebo. AHAs, BHAs, peróxido de benzoíla, enxofre, zinco e, o nosso favorito pessoal, retinóides. Ingredientes como a niacinamida também são ótimos para controlar a “seborréia”.


Muitas pessoas com pele oleosa pensam que não podem usar óleos, mas óleos de cadeia curta, como o esqualano, ou óleos ricos em ácido linoleico (um tipo de ácido gordo que as pessoas com pele oleosa normalmente não têm), como o óleo de rosa mosqueta, podem ser maravilhosos para diminuir a produção de sebo.


O que evitar: Normalmente, a pele oleosa tem propriedades menos sensíveis, portanto pode lidar com tratamentos mais intensos. No entanto, isso não significa que deves exfoliar a tua pele constantemente; usa todos os AHAs/BHAs, etc., com moderação.


Tratar a acne e a oleosidade excessiva não é uma tarefa fácil; requer muita paciência. Muitos estudos mostram que, a longo prazo, percentagens mais baixas de tratamentos para acne, utilizados com menor frequência, proporcionam resultados extremamente semelhantes a percentagens mais altas de ingredientes anti-acne usados com maior frequência. O tempo é o teu amigo aqui. Não há necessidade de apressar as coisas, pois poderás acabar por danificar a barreira de hidratação.


Em termos de ingredientes, é impossível fazer uma afirmação definitiva, pois a pele de cada pessoa é diferente. Muitas pessoas mencionam a comedogenicidade, no entanto, os testes que avaliam a comedogenicidade dos produtos foram realizados em orelhas de coelhos, então a nossa sugestão é não dar demasiada importância a isso. Mas ainda assim, há alguns ingredientes, como o óleo de coco e os seus derivados (por exemplo, Glicerídeos Caprílicos/Capricos/Coco), vitamina E (Tocoferol) e lubrificantes como o estearato de isocetilo, que devem ser evitados. Como mencionado antes, esta não é de forma alguma uma lista abrangente, pois será diferente para cada um.



Produtos Recomendados



2. Pele Normal

Na dermatologia, este tipo de pele é chamado de eudérmica. Brincadeiras à parte, isso significa uma pele equilibrada, sem produção excessiva de sebo ou secura. Pessoas com pele normal geralmente não enfrentam muitos problemas de acne, tendem a ter uma textura de pele mais suave e menos sensibilidades. No entanto, à medida que uma pessoa com pele normal envelhece, a pele pode tornar-se mais seca.


O que procurar: Sinceramente, continua a fazer o que já estás a fazer. Uma rotina simples com um produto de limpeza facial, um hidratante e um protetor solar é mais do que suficiente. Podes adicionar um sérum para dar um toque especial.



Produtos Recomendados


3. Pele Mista

A pele mista é geralmente definida por ter uma zona T oleosa e uma área das maçãs do rosto que é normal a seca. Este tipo de pele costuma ser difícil de lidar, porque os produtos que pretendes usar para a tua zona T podem não se harmonizar bem com as tuas bochechas mais secas e vice-versa.


O que procurar: Não há vergonha em ser um pouco extra e aplicar diferentes tipos de cuidados de pele em partes distintas do teu rosto. Podes usar um hidratante leve para a zona T e uma fórmula mais pesada e oclusiva para as partes centrais do teu rosto. Além disso, em vez de aplicar tratamentos para acne em todo o rosto, pode ser melhor usá-los como tratamentos pontuais, caso contrário, as partes mais secas da tua pele podem não gostar.




Produtos Recomendados


4. Pele Seca

A pele seca é usada para descrever um tipo de pele que produz menos sebo do que a pele normal. Como resultado da falta de sebo, a pele seca carece dos lipídios necessários para reter a humidade e construir uma barreira protetora contra influências externas. A pele seca pode ser apertada e áspera, além de parecer opaca. Pode ser causada por diversos fatores, como genética, fatores ambientais e tratamentos para acne. Ela carece dos fatores naturais de hidratação, especialmente ureia, aminoácidos e ácido láctico — que ajudam a reter a água. A falta de lipídios epidérmicos, como ceramidas, ácidos gordos e colesterol, também pode causar pele seca.


O que procurar: Ácido hialurónico, ceramidas, glicerina, ureia, aminoácidos, óleos vegetais e ácido salicílico são ingredientes incríveis para manter a secura afastada.


O que evitar: Exfoliações agressivas, seja químicas ou físicas, podem agravar os sintomas da pele seca. Portanto, AHAs, BHAs e esfoliantes devem ser usados com cautela. Usá-los uma vez por semana é geralmente mais do que suficiente para pessoas com pele seca. Mas aqui está um dado interessante: quando usados corretamente, os esfoliantes e os retinóides podem realmente espessar as camadas mais profundas da pele. Portanto, eles podem ser usados para ajudar a resolver os problemas causados pela pele seca.


Limpar a pele duas vezes por dia também pode deixá-la mais seca. Limpar apenas à noite para remover o protetor solar e outras sujidades que possam ter acumulado na pele é suficiente. De manhã, podes simplesmente lavar o rosto com água para evitar que a pele fique ainda mais seca. Em vez de um produto de limpeza espumante ou em gel, podes usar óleos de limpeza como o teu limpador principal.





Produtos Recomendados


Avaliação do tipo e condição da pele

Ao contrário do tipo de pele, a condição da pele pode variar muito ao longo da sua vida. Os muitos fatores internos e externos que determinam a sua condição incluem: clima e poluição, medicação, stress, fatores hereditários que influenciam os níveis de sebo, suor e fatores naturais de hidratação que a sua pele produz, bem como os produtos que utiliza e as escolhas de cuidados de pele que faz.


Por exemplo, a pele oleosa e a pele que se tornou mais oleosa devido à desidratação e à falta de humidade podem apresentar sintomas semelhantes; no entanto, os problemas de pele desidratada podem ser resolvidos em poucos meses, enquanto a pele oleosa geralmente é persistente (a menos que passe por tratamentos intensivos para acne, como a isotretinoína).


Como explicado acima, as mudanças hormonais e os fatores ambientais também podem afetar essas condições. Os produtos de cuidados de pele devem ser selecionados para corresponder ao tipo de pele e abordar a condição da pele. É por isso que é tão importante determinar qual é o seu tipo de pele antes de comprar produtos de cuidados.


Com amor,

Equipa KS














LÊ MAIS SKINTALKS


Produtos para a pele seguros durante a gravidez

Skincare | Aug 01, 2024

A gravidez é um período de mudanças incríveis, não só para o teu bebé em crescimento, mas também para a...
Cuidados da pele para Homens

Rotina | Jun 07, 2024

A pele dos homens tem os seus desafios únicos, por isso vamos abordar juntos os aspectos básicos!
Como a pele é construída

Skincare | Feb 15, 2024

Este blogue vai ser um pouco diferente dos outros: vamos falar sobre a nossa pele.